Emulador universal promete resgatar história informativa dos videogames


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Portsmouth, do Reino Unido, está testando emulador capaz de reconhecer e rodar qualquer tipo de jogo eletrônico e arquivos digitais disponibilizados desde 1970. A iniciativa faz parte do Projeto KEEP (Keeping Emulation Environments Portable), que reúne cientistas de cinco países europeus. A função do emulador é fazer com que softwares de uma máquina atual funcionem como um sistema antigo. A proposta promete resgatar a histórica informativa de games antigos. Afinal, do baralho ao Counter Strike, os games de uma forma geral apresentando conteúdo com alto valor cognitivo e cultural. O que estava perdido em museus em breve poderá funcionar como suporte informativo, afinal todo e qualquer jogo emula informação para uso escolar, no cotidiano ou no universo profissional. Atualmente, quase todos os sistemas antigos possuem emuladores disponíveis gratuitamente na internet. Muitos deles podem ser encontrados em sites concentradores, como os famosos emulation zone e emulator zone. Mas, via de regra, os emuladores disponíveis são limitados a apenas um console ou a consoles de um único fabricante. Há softwares como o GameBase e o MESS que permitem usar vários emuladores de diferentes consoles em uma única interface. O MESS, por exemplo, suporta mais de 700 consoles diferentes. Uma iniciativa parecida, mas para os games do tipo arcade (conhecidos no Brasil como “máquinas de fliperama”) é o MAME, acrônimo para Multiple Arcade Machine Emulator. O MAME é um software que pretende, segundo o próprio site, “manter viva para as futuras gerações a lembrança desses jogos arcade mesmo quando o hardware original parar de funcionar”. Entretanto, a proposta dos cientistas é criar um ambiente universal que possa concentrar as informações e softwares exatamente como foram criados para serem rodadas, com o ambicioso objetivo de cobrir todos os consoles e videogames já produzidos. Ainda hoje os jogos são tratados como elementos descartáveis, mas cada vez mais se firmam como parte importante da história cultural, pois têm se tornado um dos maiores formatos de mídia do planeta, capaz de atrair uma massa crescente de jovens aficionados por jogos. Quando o projeto estiver pronto, poderá reconhecer e jogar todos os tipos de arquivos de games eletrônicos desde títulos da década de 70, como Space Invaders.

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