Jogos sociais podem alimentar motor narrativo da Teoria dos NewsGames
Os jogos sociais podem funcionar como bases narrativas para alimentar o megamotor narrativo proposto pela Teoria dos NewsGames. Os jogos sociais são games jogados em massa, a exemplo dos MMOGs – Massively Multiplayer Online Games. Mas aqui o termo composto tem seu significado ampliado e também passa a ser encarado como suportes lúdicos de comunicação baseados em redes sociais, como Orkut, FaceBook, MySpace, entre outros tantos espalhados pela rede. A questão é integrar todas essas redes sociais em interfaces distintas de jogo que use toda a internet como forma de entretenimento e, sobretudo, de mobilização social em torno de causas sociais comuns, por meio da troca de informações emuladas a partir desse tipo de narrativa. A campanha Hora do Planeta é um exemplo de game social com objetivo de mobilização mundial de pessoas e comunidades contra o aquecimento global. A idéia de um game social com base em redes sociais além da cibervadiagem é bastante plausível, afinal, a arquitetura da Internet em si já nasceu para funcionar como um grande game social. Mesmo com dados partindo de várias partes do mundo, a web consegue promover o encontro de pessoas e a troca de informações numa mesma interface midiática. O jogo brasileiro Taikodom é experimento de game massivo social on-line, que combina a emoção dos games massivos e a atividade social dos mundos virtuais. Já a comunidade Doof amplia mais o seu universo de ação ao funcionar como uma rede social de jogos online. Tal como outras redes sociais na Internet, a Doof permite partilhar interesses comuns sobre jogos, convidar amigos para vivenciar essa nova experiência, teclar como no MSN, além de poder jogar bons jogos online.
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