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Emulador universal promete resgatar história informativa dos videogames

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Um grupo de pesquisadores da Universidade de Portsmouth, do Reino Unido, está testando emulador capaz de reconhecer e rodar qualquer tipo de jogo eletrônico e arquivos digitais disponibilizados desde 1970. A iniciativa faz parte do Projeto KEEP (Keeping Emulation Environments Portable), que reúne cientistas de cinco países europeus. A função do emulador é fazer com que softwares de uma máquina atual funcionem como um sistema antigo. A proposta promete resgatar a histórica informativa de games antigos. Afinal, do baralho ao Counter Strike, os games de uma forma geral apresentando conteúdo com alto valor cognitivo e cultural. O que estava perdido em museus em breve poderá funcionar como suporte informativo, afinal todo e qualquer jogo emula informação para uso escolar, no cotidiano ou no universo profissional. Atualmente, quase todos os sistemas antigos possuem emuladores disponíveis gratuitamente na internet. Muitos deles podem ser encontrados em sites concentradores, como os famosos e

Reportagem aponta diferenças e semelhanças sobre pesquisa dos NewsGames

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A reportagem de Taiana Ferraz do Instituto Claro aponta diferenças e semelhanças sobre a pesquisa desenvolvida a respeito dos NewsGames no Brasil e no exterior. Ferraz especula que tal fenômeno se deve provavelmente à falta de um intercâmbio maior entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Isso explicaria o fato de o modelo de newsgame proposto pelo pesquisador Geraldo Seabra ser um pouco diferente do que é feito pela Superinteressante Online e pela Persuasive Games , ambos baseados no conceito dos jogos tradicionais. Na perspectiva desenvolvida por Seabra, os newsgames são inspirados em jogos de RPG, que são criados e jogados pelos próprios usuários. “A partir de uma notícia tema, como a guerra no Iraque, começa o jogo”, exemplifica Seabra. “Por RSS, os jogadores recebem, cada um em sua interface, todas as notícias referentes à guerra do Iraque, de acordo com as assinaturas que fizerem e que serão decisivas para o desenrolar do jogo. É uma coisa aleatória, um jogador pode não sa

Acerte o alvo da notícia que realmente interessa no Target NewsWeek

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Certamente, 2 de maio de 2009 entrará para a história como o dia em que a blogosfera testemunhou o nascimento de sua mais nova estrela: Target NewsWeek . Não se trata de uma estrela qualquer, mas de algo que pode mudar o modo como encaramos as notícias. Idealizado pelos jornalistas Geraldo Seabra e Luciene Santos, o Target é uma resenha semanal que aponta, a partir do ponto de vista de seus editores, a notícia que realmente fez a diferença e contribuiu para ações e resultados práticos na sociedade. A iniciativa surgiu com o virtual desmantelamento das empresas jornalísticas, principalmente dos jornais impressos, diante de uma série de mudanças de cunho tecnológico, legal e cultural de uma das profissões mais antigas do mundo: a arte de informar. Mas a criação do post é uma resposta, principalmente, contra a produção e veiculação de notícias de conteúdo vazio, sem qualquer relevância social. É verdade que as novidades tecnológicas, em especial, minam a cada dia, de forma irreversível,

Barack Obama lança site-game para aproximar a população do poder na web

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Recentemente, a Casa Branca lançou o Open for Questions , um site-game onde os cidadãos americanos podem enviar e votar em quais perguntas o presidente Barack Obama deve responder. O jogo busca aproximar as pessoas comuns das decisões mais importantes do país através da Internet. Em princípio, o game usa as possibilidades interativas abertas pelas redes sociais, mas com um grande diferencial: permite o acesso a dados públicos através de uma comunicação lúdica propiciada pelos suportes de jogos eletrônicos. O game é bastante parecido com o jogo educacional Click4 Obama , lançado durante a campanha presidencial, com perguntas e respostas sobre a história política americana. A cada resposta correta, 500 pixels de banners eram doados para a campanha de Obama . Ninguém duvida que a iniciativa deu certo! Nos dois games há ainda uma quebra do velho estigma de que para ser considerado bacana o jogo deve apresentar um sistema de jogabilidade extremamente sofisticado. Nada disso! Bastante simpl

Games baseados em notícias são o novo oásis para jornalistas desempregados?

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O cenário é de fim de guerra, meu amigo! Demissão em massa dentro da categoria com a redução de pessoal nas redações dos grandes jornais; fim quase certo da obrigatoriedade do diploma profissional , possibilidade de revogação da Lei de Imprensa pelo Supremo Tribunal Federal; endividamento das grandes empresas jornalísticas sem possibilidade de quitação das dívidas; fechamento de jornais acima de qualquer suspeita até nos Estados Unidos; apropriação do conteúdo de blogs amadores pelos portais de notícia sem qualquer pagamento de direitos autorais; aumento da qualidade do conteúdo postado nos blogs; fragilização da imagem do jornalista como único e melhor mediador da informação de interesse público; arrogância profissional do jornalista no trato com as fontes de informação; descaso histórico com as causas sociais, principalmente em relação aos temas ligados aos mais pobres; manutenção de uma relação cínica com os leitores, com se estes fossem ainda os mesmos cobaias da velha Teoria Hip

Pump It Up garante diversão combinada com atividade física e informação

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Bastante procurado por frequentadores de salas de jogos, o console de game Pump It Up garante muita diversão combinada com atividade física e informação. Além de proporcionar momentos de lazer, o jogo exige um enorme esforço físico principalmente daqueles que odeiam academias de ginástica. Na perspectiva da Teoria dos NewsGames , o jogo é mais que um simulador de dança: emula ainda informações muito úteis para quem joga. Ao final de cada disputa, a tela do jogo informa a quantidade de calorias queimadas pelos jogadores. Mas, talvez, a informação implícita seja a que mais importa: todo e qualquer game emula um lado informativo, geralmente imperceptível pela maioria das pessoas. No caso do jogo em questão, certamente, a informação que realmente importa seja a de que os games podem ser divertidos e ainda servir de base produtiva na vida cotidiana das pessoas. Com menos variações em relação às possibilidades emuladas pelo console Wii da Nintendo , o Pump It Up exige muita coordenação moto

Miniblog Twitter reproduz fase final dos videogames baseados em notícia

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Quem diria! O Twitter se aproxima do mesmo princípio narrativo proposto pela teoria dos games como emuladores de notícia ou acontecimento em tempo real, ao reproduzir a fase final dos newsgames. Pela teoria, a última fase é justamente a publicação de uma notícia-solução proposta pelo grupo de jogadores, após o lançamento de uma notícia-tema (que geralmente coloca em questão um problema social a ser resolvido pelos participantes) que serviu de base narrativa para iniciar a trama do newsgame. Ao apresentar técnicas narrativas presentes também no jornalismo, o miniblog reedita a publicação de posts em forma de lead pelos usuários da rede social. Com posts limitados a um número de caracteres pré-determinados, o Twitter reedita a velha técnica da pirâmide invertida usada na produção da notícia. No final das contas, o suporte do miniblog funciona como uma plataforma de game-texto , reproduzindo a última fase da Teoria dos NewsGames . Além de forçar o usuário a organizar a informação mai