NewsGames entre as NCT's que emulam informação que interessa aos usuários


Atualizado às 19h12 – 19/05
A notícia produzida pelo Blog Target NewsWeek traça um retrato das mudanças que vem ocorrendo no cenário midiático nos países periféricos: o avanço inquestionável das NCT's, em especial, os games, cuja audiência já supera muitos programas de TV no horário nobre americano e até megaproduções de Hollywood. Embora lento e gradual, esse movimento da audiência revela a busca das pessoas por informação mais qualificada, afinal “Quanto mais estivermos pessoalmente envolvidos com uma informação mais fácil será lembrá-la."(LÉVY, 1993 apud SEABRA, 2007) O quadro acima, proposto por nós, sugere um mapa das top 10 mídias que emulam informação que interessa exclusivamente aos usuários ativos. Nesse ranking, os games aparecem na 5ª posição, abaixo apenas de mídias que, assim como os jogos eletrônicos, trabalham a lógica de troca de informação comunitária (fóruns/grupos de discussão, nanocomunidades), com exceção das mídias de troca individualizada (Conversa instantânea, e-mail, SMS) e de demanda individualizada(newsletter, RSS, JMS, publish-subscribe, P2P - bitTorrent). Além do mais, em um debate em 2008 durante o Simpósio Internacional de Jornalismo Online da Universidade do Texas, em Austin (EUA), o diretor do The Poynter Institute, Howard Finberg, revelou que a taxa de retenção de informação em um newsgame é de 70% a 80%, contra 50% em um meio com texto e material multimídia (áudio ou vídeo) e apenas 20% em textos impressos (WILHELM, 2008). E segundo o Ibope, a audiência dos games além do uso da TV em outros aparelhos, como DVD’s, VHS e internet, vem crescendo gradativamente, mas de forma consistente no Brasil, tanto que já supera alguns canais de TV aberta, como Band e RedeTV!. Diferente dos altos pontos de audiência dos games nos Estados Unidos, por aqui a audiência dos jogos eletrônicos ainda é baixa. Talvez a explicação esteja no fato da geografia sócio-econômica do planeta nos colocar entre os países periféricos, embora a Coreia do Sul seja uma tremenda exceção. Por lá, as Novas Tecnologias de Informação (NCT´s) já suplantaram em muito as mídias tradicionais. Pois bem, abaixo da linha do Equador, as coisas acontecem de forma lenta, pelo menos no que tange a superação da TV pelos games. Na pesquisa do Ibope, a audiência dos games e o uso da TV em outros aparelhos cresceu de 1,6% (2005) para 3,6 (2009), contra 1,7% (2005) e 2,1% (2009) da registrados pela RedeTV! e 2,9% (2005) e 3,4% (2009) da Band.

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