Barack Obama lança site-game para aproximar a população do poder na web


Recentemente, a Casa Branca lançou o Open for Questions, um site-game onde os cidadãos americanos podem enviar e votar em quais perguntas o presidente Barack Obama deve responder. O jogo busca aproximar as pessoas comuns das decisões mais importantes do país através da Internet. Em princípio, o game usa as possibilidades interativas abertas pelas redes sociais, mas com um grande diferencial: permite o acesso a dados públicos através de uma comunicação lúdica propiciada pelos suportes de jogos eletrônicos. O game é bastante parecido com o jogo educacional Click4 Obama, lançado durante a campanha presidencial, com perguntas e respostas sobre a história política americana. A cada resposta correta, 500 pixels de banners eram doados para a campanha de Obama. Ninguém duvida que a iniciativa deu certo! Nos dois games há ainda uma quebra do velho estigma de que para ser considerado bacana o jogo deve apresentar um sistema de jogabilidade extremamente sofisticado. Nada disso! Bastante simples, os jogos criados pelo pessoal de marketing de Obama se aproximam da tese desenvolvida na Teoria dos NewsGames, segundo a qual, os games devem, além de entreter, gerar mobilização social. No caso dos newsgames, as notícias são apresentadas em formatos de jogos e funcionam como complemento às informações do noticiário tradicional, traduzindo-se numa nova forma de apresentar uma notícia ou explicar um acontecimento recente. E aqui, o que Lula tá esperando?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

L'Europa stimola giochi come disciplina, piacere ed intrattenimento sociale

Launching version 1.0 of the pilot of the Social Medal Parking App in Brazil

Teoria dos Newsgames — Episódio 9